Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Raúl Castro está certo do sucesso dos novos líderes da Venezuela

Internacional

Raúl Castro está certo do sucesso dos novos líderes da Venezuela

por AFP — publicado 10/03/2013 11h55, última modificação 10/03/2013 11h55
"Estou certo, e tenho confiança absoluta, no êxito que vão ter o presidente Maduro", disse Raul Castro, ao chegar em Cuba

O presidente cubano, Raúl Castro, expressou em seu retorno da Venezuela estar certo de que os novos líderes venezuelanos, que sucederão o falecido presidente Hugo Chávez, terão êxito.

"Eu voltei certo, muito certo de que os novos líderes vão ter êxito, como eles mesmos disseram e como disse (Nicolás) Maduro na despedida do luto. Foram educados por Chávez, ele os ensinou a reinterpretar a história", disse Raúl Castro em declarações reproduzidas pela imprensa local neste domingo.

O presidente e o chanceler Bruno Rodríguez viajaram à Venezuela para o funeral de Chávez, falecido na terça-feira de câncer, após quatro operações, todas em Havana. A Venezuela é o principal aliado político e econômico de Cuba.

Raúl Castro, que também é presidente Pro Tempore da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), se referiu às palavras do presidente interino Nicolás Maduro na despedida oficial de Chávez.

"Têm um grande conteúdo político e com um sentido de unidade dentro da diversidade que temos na América Latina, e esse também é um dos objetivos que temos da Celac: lutar pela unidade, mas levando em conta a diversidade", acrescentou.

Disse ainda que "este foi o ambiente que predominou ali com tantos chefes de Estado e de Governo de todo o continente que participaram, de quase todos os países, já que nos casos em que não foi o Presidente ou o chefe de Governo alguma delegação foi representá-lo".

"Então posso dizer que retornamos satisfeitos de ver como vai se projetando a continuidade da grande obra de Chávez e o gigantesco apoio do povo", disse.

"Estou certo, e tenho confiança absoluta, no êxito que vão ter o presidente Maduro e os demais líderes que se desenvolveram sob a autoria de Chávez. Os difíceis momentos que enfrentaram em diferentes épocas da história da Revolução Venezuelana os forjaram", concluiu.

registrado em: