Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Primeira fumaça do conclave é preta

Internacional

Primeira fumaça do conclave é preta

por AFP — publicado 12/03/2013 16h56, última modificação 06/06/2015 18h24
Cardeais reunidos para eleger o novo papa não chegaram a um acordo para nomear o sucessor de Bento XVI

Uma espessa fumaça preta saiu nesta terça-feira 12 da chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais reunidos para eleger o novo Papa não chegaram a um acordo para nomear o sucessor de Bento XVI.

Às 18h40 em Roma, 15h40 de Brasília, e durante alguns minutos a fumaça escura que saiu da pequena chaminé de cobre foi recebida com decepção pelas milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a ocasião.

Poucas horas antes, as portas da Capela Sistina foram fechadas para dar início ao conclave, no qual os 115 cardeais com direito a voto (por terem menos de 80 anos) juraram manter silêncio sobre as deliberações para eleger o próximo pontífice.

O ritual de conclave começou pela manhã na Basílica de São Pedro com uma missa na qual foi feito um apelo pela "união" dos católicos num momento crucial para a Igreja.

O próximo Papa deverá enfrentar importantes desafios, a começar pela situação inédita de viver a poucos metros do agora Papa Emérito Bento XVI, que renunciou por falta de forças.

 

registrado em: , ,