Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Presidente do Peru disse que preferia hegemonia brasileira à dos EUA

Internacional

WikiLeaks

Presidente do Peru disse que preferia hegemonia brasileira à dos EUA

por Natalia Viana — publicado 18/02/2011 09h58, última modificação 18/02/2011 09h58
O encontro do presidente Alan Garcia com Lula em 2006 foi um grande congraçamento

O encontro do presidente Alan Garcia com Lula em 2006 foi um grande congraçamento
Em 13 junho de 2006, o presidente peruano Alan García visitou o Brasil e foi recebido pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Era a primeira visita de García após sua eleição, em 4 de junho daquele ano – ainda antes, portanto, de sua posse no cargo.
Além da conversa com Lula sobre oportunidades em comércio bilateral, o ex-chanceler Celso Amorim ofereceu um almoço a García no Palácio do Itamaraty. Com a forte demonstração da intenção peruana de se aproximar do Brasil, a recepção acabou se tornando um  verdadeiro “festival do amor”, segundo o então subsecretário para assuntos políticos do Ministério do Exterior peruano, Pablo Portugal.
Portugal, que hoje segue carreira diplomática, segundo documento obtido pelo Wikileaks, ao qual o Opera Mundi teve acesso, se encontrou com o embaixador norte-americano em Lima no dia 14 de junho para um café-da-manhã, acompanhado do subsecretário para Américas Luis Sandoval. No despacho confidencial, intitulado “Encontro Lula-Garcia é um festival de amor”, o ex-embaixador James Curtis Struble comenta que Portugal passou a maior parte dos 90 minutos do encontro “relembrando a atmosfera” da reunião entre os dois presidentes

Leia a integra no Blog da Natalia Viana: http://cartacapitalwikileaks.wordpress.com/

registrado em: