Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Presidente do Paraguai diz que não quer ser reeleito

Internacional

América Latina

Presidente do Paraguai diz que não quer ser reeleito

por Agência Brasil publicado 15/06/2011 10h45, última modificação 15/06/2011 10h45
Enquanto o parlamento Paraguaio discute a possibilidade de alterar a Constituição para permitir reeleição, Fernando Lugo frisou que não quer outro mandato consecutivo

Por Renata Giraldi

Brasília – O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, afirmou que não pretende se candidatar à reeleição. Atualmente o Parlamento paraguaio discute a possibilidade de alterar a Constituição em vigor, por meio de emenda, permitindo a reeleição. A iniciativa conta com a defesa de aliados do presidente.

“Fernando Lugo não quer ser reeleito, repito, não quer ser reeleito", afirmou o presidente, respondendo a insistentes perguntas dos jornalistas sobre a possibilidade de ele tentar mais um mandato.

Um dos defensores da reeleição é o Movimento Contra Guasu, ligado ao governo. O grupo passou a recolher assinaturas em busca de adesões para pressionar a votação favorável à emenda no Parlamento. Mas Lugo se disse contrário à proposta.

"Eles [os integrantes do Movimento Contra Guasu] têm a esperança e a ilusão de que, se houver um grande movimento, Lugo poderia reconsiderar, mas novamente repito pela quarta vez: Fernando Lugo não quer a reeleição", disse o presidente paraguaio, falando em terceira pessoa.

No ano passado, Lugo veio várias vezes ao Brasil para um tratamento contra um câncer linfático, no Hospital Sírio-Libanês. À época, a oposição defendeu o afastamento do presidente do cargo, mas ele rebateu a sugestão e tentou manter o ritmo normal de trabalho.

*Matéria publicada originalmente em Agência Brasil

registrado em: