Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Premier japonês é derrotado em eleições locais

Internacional

Efeito colateral

Premier japonês é derrotado em eleições locais

por Brasil Econômico — publicado 25/04/2011 17h37, última modificação 25/04/2011 17h37
Após desgaste com o acidente de Fukushima, partido do primeiro-ministro Naoto Kan acabou enfraquecido, enquanto candidatos contra energia nuclear saíram vencedores

O partido do primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, saiu enfraquecido das eleições locais de domingo (24/4), que registraram vitórias dos candidatos com plataforma antinuclear.

O premier registra índices de popularidade cada vez menores e sua liderança já é contestada até mesmo dentro do partido governista, o Partido Democrata do Japão (PDJ).

A imagem de Kan foi ainda mais abalada pela gestão das consequências do terremoto e tsunami que devastaram o nordeste do país em 11 de março e provocaram um grave acidente na central nuclear de Fukushima.

Globalmente, os candidatos apoiados pelo partido governista perderam espaço na segunda fase das eleições locais, duas semanas depois de uma primeira votação também desfavorável ao PDJ.

Vários candidatos antinucleares foram eleitos em 73 prefeituras e centenas de assembleias locais.

No distrito de Setagaya, Tóquio, Nobuto Hosaka, ex-deputado de 55 anos, foi eleito com uma campanha que defendia a necessidade de redução da dependência da energia atômica.

A oposição também marcou pontos em uma eleição legislativa parcial em Aichi (centro), com a vitória do candidato do Partido Liberal Democrata (conservador).

O PDJ mantém o controle da Câmara dos Deputados, mas voltou a ser criticado nesta segunda-feira (25/4) no Parlamento, onde o chefe de Governo reconheceu que os resultados eleitorais foram decepcionantes.

"Levamos a sério os resultados eleitorais. O governo seguirá fazendo todos os esforços necessários para enfrentar a catástrofe nuclear e completar com êxito a reconstrução", declarou Naoto Kan.

*Publicado originalmente em Brasil Econômico.

registrado em: