Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Planalto confirma conversa entre Dilma e Obama

Internacional

Diplomacia

Planalto confirma conversa entre Dilma e Obama

por Agência Brasil publicado 05/09/2013 19h46
A reunião ocorreu logo depois da abertura do evento

Paulo Vitor Chagas*

Brasília – O Palácio de Planalto confirmou o encontro da presidenta Dilma Rousseff com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a oitava cúpula do G20, iniciada nesta quinta-feira 5 na Rússia. De acordo com o Twitter do Blog do Planalto, a reunião ocorreu logo depois da abertura do evento. A conversa era esperada após denúncias de que os americanos espionaram brasileiros, entre eles a própria presidenta.

Encerrada a cerimônia de boas-vindas do G20, líderes das 19 maiores economias mundiais participaram da primeira reunião de trabalho. Depois, se dirigiram ao Palácio Grand Peterhof, em São Petersburgo, onde o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ofereceu um jantar aos chefes de Estado. Segundo a BBC Brasil, Dilma e Obama chegaram atrasados ao local.

O governo americano confirmou o encontro, mas não deu qualquer detalhe. Antes, Ben Rhodes, vice-assessor de segurança para comunicações estratégicas da Presidência americana, disse que Obama buscaria fazer com "que os brasileiros tenham um melhor entendimento sobre o que fazemos e o que não fazemos”.

No último fim de semana, reportagem da TV Globo revelou documentos mostrando que a Agência Nacional de Segurança monitorou conversas entre Dilma e seus principais assessores.

As revelações de espionagem causaram mal-estar na relação bilateral e colocaram em dúvida a visita que Dilma deve fazer aos Estados Unidos em outubro. Nesta quinta-feira, o Planalto confirmou o cancelamento da ida a Washington, no sábado, de uma equipe que faria os preparativos da viagem.

*Com informações da BBC Brasil

registrado em: ,