Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Partido fundado por comediante elege prefeito de Parma

Internacional

Itália

Partido fundado por comediante elege prefeito de Parma

por Redação Carta Capital — publicado 21/05/2012 19h12, última modificação 06/06/2015 18h59
Federico Pizzarotti, do Movimento Cinco Estrelas, gastou apenas 6 mil euros em sua campanha
Beppe Grillo

Foto: Giuseppe Cacace/AFP

Nem os piadistas mais confiantes apostariam, mas o partido Movimento Cinco Estrelas surpreendeu no segundo turno das eleições municipais italianas ao conseguir um resultado histórico nesta segunda-feira 21. Apelidada de antipolítica, a legenda fundada por um comediante conquistou a prefeitura de Parma, uma das maiores cidades italianas, contra todos os prognósticos, inclusive os econômicos.

Em um cenário de alta abstenção – apenas 54% dos eleitores foram às urnas entre domingo 20 e hoje-, Federico Pizzarotti recebeu 60,23% dos votos, contra 39,77% de Vincenzo Bernazzoli. O destaque é que o novo prefeito gastou apenas 6 mil euros na campanha, orçamento louvável em tempos de aperto fiscal.

 

Na campanha, o novo prefeito enfatizou a ecologia e prometeu eleger seus colaboradores em consulta pública. “Quem nos pinta como antipolítica, quer nos desacreditar. Mas somos a política da população normal”, disse Pizzarotti.

No comando do Cinco Estrelas está Beppe Grillo, um ator e blogueiro genovês, de 63 anos, que mergulhou na insatisfação dos italianos com as medidas de austeridade e adotou como propostas-chave a saída da Itália da Zona do Euro e o escrachamento da corrupção e da elite administrativa do país em espetáculos-comícios de humor.

Fundado em 2009, cresceu ao se organizar por meio da internet e de redes sociais, e já controla diversos municípios italianos. Na primeira eleição da qual participou, disputada em 2010, conseguiu 1,8% dos votos.

Com sua plataforma focada na satirização da corrupção, o partido foi beneficiado pela crise da direita e centro-direita que sofre com a ausência do ex-premier Silvio Berlusconi - envolto em quase tantos escâdalos sexuais quanto sua idade lhe permite - e pelas suspeitas de uso indevido de fundos públicos por Umberto Bossi, líder da Liga Norte.

Neste contexto, a centro-esquerda venceu na maioria dos 177 municípios com segundo turno, sendo que o Partido Democrático (PD) somou 92 municípios. A Liga Norte perdeu em todos os sete municípios nos quais ainda disputava.

Grillo já é bem conhecido pela classe política italiana. Em 2007, foi o organizador do V-Day – o V vem de um termo ofensivo em italiano que pode ser traduzido com Vai se f****- que levou às ruas da cidade de Bolonha cerca de 50 mil pessoas em atividades de oposição aos políticos italianos. O evento promoveu a assinatura de uma petição para evitar que pessoas condenadas pudessem se eleger ao Congresso, uma espécie de Ficha Limpa italiana.

Em seu blog, lançado em 2005, o comediante foi alçado à ativista político. Segundo o jornal britânico The Telegraph, em 2009 o blog era um dos seis mais acessados do mundo, com 6,5 milhões de visitantes únicos por mês. “Começou simplesmente como uma forma de expor meu descontentamento diário com a política italiana, mas rapidamente ganhou vida própria. Ao que parece milhões de outras pessoas sem voz tinham descontentamentos também”, disse Grillo à publicação.