Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Oposição prende Laurent Gbagbo, presidente do país

Internacional

Costa do Marfim

Oposição prende Laurent Gbagbo, presidente do país

por Agência Brasil publicado 11/04/2011 11h49, última modificação 11/04/2011 11h51
A prisão de Gbagbo ocorreu depois de mais um ataque das forças das Nações Unidas e da França contra a residência oficial onde ele e a família estavam abrigados

O atual presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, foi preso pelas forças leais ao sucessor dele, Alassane Ouattara. Gbagbo foi retirado da residência oficial, em Abidjan, e levado até o Hotel Golf – que é o quartel-general de Ouattara na capital do país. As informações foram confirmadas pela Embaixada da França na Costa do Marfim.

“Laurent Gbagbo foi detido pelas Forças Republicanas da Costa do Marfim e conduzido ao Hotel Golf”, disse Jean-Marc Simon. Um porta-voz de Ouattara confirmou que Gbagbo e a mulher dele estão no hotel.

Apesar das eleições, realizadas em 28 de novembro, terem confirmado Ouattara como vitorioso, Gbagbo resiste em abrir mão do poder. O atual presidente da República disse não reconhecer os resultados das eleições presidenciais. Os embates entre os dois grupos políticos, segundo estimatitvas de entidades de direitos humanos, geraram pelo menos 800 mortos.

A prisão de Gbagbo ocorreu depois de mais um ataque das forças das Nações Unidas e da França contra a residência oficial onde ele e a família estavam abrigados. Há quatro meses, a Costa do Marifm está em clima de guerra.

registrado em: