Você está aqui: Página Inicial / Internacional / ONU escolhe novo enviado para a Líbia e pede acesso à área de conflito

Internacional

Líbia

ONU escolhe novo enviado para a Líbia e pede acesso à área de conflito

por Agência Brasil publicado 07/03/2011 09h40, última modificação 07/03/2011 09h40
O ex-ministro das Relações Exteriores da Jordânia Abdelilah Al-Khatib é o novo enviado para a Líbia. Ele será responsável por consultas com autoridades em Trípoli e deverá avaliar a situação humanitária. Por Paula Laboissière

Por Paula Laboissière

Brasília – A Organização das Nações Unidas (ONU) nomeou o ex-ministro das Relações Exteriores da Jordânia Abdelilah Al-Khatib como novo enviado para a Líbia. Ele será responsável por consultas urgentes com autoridades na capital Trípoli e deverá avaliar a situação humanitária atual e as dimensões da crise no país.

O órgão também pediu o acesso imediato de organizações humanitárias às áreas da Líbia afetadas pela violência, sobretudo a parte oeste do país.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia. A medida, ainda em discussão, visa a impedir que as forças leais ao líder Muammar Khadafi avancem nas áreas onde estão os oposicionistas.

Em viagem à Índia e ao Sri Lanka, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, ratificou que o Brasil só apoiará uma intervenção internacional na Líbia com o aval da ONU.

registrado em: ,