Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Nova pesquisa mostra Obama e Romney empatados

Internacional

Eleições

Nova pesquisa mostra Obama e Romney empatados

por AFP — publicado 04/11/2012 09h17, última modificação 06/06/2015 19h23
A dois dias da eleição presidencial, candidatos possuem 48% das intenções de voto cada
EUA

Fila para o voto antecipado em Miami. Foto: Joe Raedle/Getty Images/AFP

WASHINGTON (AFP) - A 48 horas das eleições nos Estados Unidos, a disputa pela Casa Branca está empatada: o presidente Barack Obama e o republicano Mitt Romney têm 48% das intenções de voto cada, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo 4.

A sondagem ABC News/Washington Post também revela que entre os eleitores independentes, que podem definir a votação, cada candidato aparece com 46%.

Até mesmo quando questionados sobre a simpatia de cada candidato, tópico que Obama liderava com folga, os dois aparecem praticamente empatados, com 54% para o presidente democrata e 53% para Romney.

Mas a pesquisa mostra que os candidatos têm apoios muito diferentes.

Obama, por exemplo, lidera entre as mulheres com vantagem de 6%, enquanto Romney é o favorito dos homens com margem de 7%.

Os brancos apoiam o republicano com vantagem de 20%, enquanto Obama lidera de maneira ampla entre as minorias, 59 pontos à frente de Romney.

Como na eleição de 2008, os adultos jovens preferem Obama por margem de 20 pontos, enquanto Romney supera por 12% o presidente democrata entre os eleitores mais velhos, segundo a pesquisa, que tem margem de erro de três pontos percentuais.

Leia mais em AFP Movel.