Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Na Síria, tropas aliadas ao governo avançam para as cidades do Norte

Internacional

Revolta no mundo árabe

Na Síria, tropas aliadas ao governo avançam para as cidades do Norte

por Agência Brasil publicado 17/06/2011 10h39, última modificação 17/06/2011 10h39
A ONU calcula que cerca de 1,1 mil pessoas morreram em atos de repressão nos últimos três meses no país

Tropas sírias avançaram com tanques nesta sexta-feira 17 em direção a duas cidades do norte do país onde se concentram as manifestações contra o governo do presidente Bashar Al Assad, informou a BBC Brasil.

As forças de segurança entraram em Khan Sheikhun e Maarat Al Numan, nas áreas entre Damasco e Aleppo. Um dia antes, lembrou rede britânica, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, defendeu o fim dos conflitos na região e pediu que o presidente “pare de matar pessoas”.

A ONU calcula que cerca de 1,1 mil pessoas morreram em atos de repressão nos últimos três meses no país. Imagens da TV estatal mostraram fotos dos avanços das tropas sírias, cuja missão anunciada é combater “organizações terroristas armadas”.

Autoridades afirmam que o plano é levar a cabo uma “operação militar limitada” em Maarat Al Numan, para “restaurar a segurança” no local. O ativista de direitos humanos Mustafa Osso disse que ao menos 300 pessoas estavam sendo detidas diariamente na região.

Há relatos também de tropas que abriram fogo nos arredores da cidade. Mas não houve confirmações de mortes.

registrado em: