Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Mulheres parisienses podem usar calças "legalmente"

Internacional

Moda

Mulheres parisienses podem usar calças "legalmente"

por Deutsche Welle publicado 05/02/2013 09h21, última modificação 06/06/2015 18h24
Lei de 1800 que obrigava as mulheres a vestir apenas saias foi revogada, oficialmente, em 31 de janeiro de 2013

Agora é oficial: as mulheres parisienses podem andar pelas ruas da capital francesa usando calças, sem nenhum risco de receber punição. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Senado francês na quinta-feira 31 e divulgada na edição desta segunda-feira do jornal Le Parisien.

O governo francês declarou uma regra de mais de 200 anos de idade como inválida, segundo a qual as mulheres precisavam de uma autorização da Polícia de Paris para usar calças.

 

 

O senador francês da ala conservadora, Alain Houpert, se impressionou com a referida lei de 07 de novembro de 1800. A regulamentação, que até o fim de janeiro ainda era válida, logicamente não encontrava mais aplicação no cotidiano.

Até o dia 31 de janeiro, as mulheres só podiam, segundo a lei, usar calças se "estivessem na condução de uma bicicleta ou das rédeas de um cavalo", de acordo com as normas de 1892 e 1909, afirmou Houpert.

A ministra francesa dos Direitos das Mulheres, Najat Vallaud-Belkacem, declarou que o regulamento estaria em contradição com a igualdade de direitos entre homens e mulheres garantida pela Constituição Francesa e pela Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

A incompatibilidade com a Constituição leva à "revogação implícita da legislação de 07 de novembro, que é desprovida de qualquer efeito jurídico e não constitui parte dos arquivos armazenados como tal pela Polícia de Paris", informou a Ministra em resposta ao senador.

 

registrado em: ,