Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Mubarak deve renunciar ainda hoje

Internacional

Egito

Mubarak deve renunciar ainda hoje

por Redação Carta Capital — publicado 09/02/2011 14h20, última modificação 15/02/2011 10h22
O ditador egípcio fará um pronunciamento à nação nesta noite; diversas fontes afirmam que ele anunciará sua saída e transferirá o poder para o vice Omar Suleiman
Mubarak deve renunciar ainda hoje

O ditador egípcio fará um pronunciamento à nação nesta noite; diversas fontes afirmam que ele anunciará sua saída e transferirá o poder para o vice Omar Suleiman. Foto: AFP

No décimo-sétimo dia de protestos contra o ditador egípcio Hosni Mubarak, os indícios de que o reinado de 30 anos chegará ao fim crescem a cada hora. Os milhares de manifestantes ainda na praça Tahrir, no Cairo, aguardam o pronunciamento de Mubarak marcado para a noite desta quinta-feira 10.

Enquanto as movimentações de bastidores continuam, três sinais indicam que o discurso de hoje deve ser o último de Mubarak como governante. O primeiro veio do premiê do Egito, Ahmed Shafiq, afirmou à emissora de TV Britânica BBC que há uma possibilidade de que o ditador saia ainda hoje e a situação "comece a clarear" no país.

O segundo indício partiu do líder do partido PND, do qual Mubarak fazia parte até o início dos protestos, em janeiro. Hossan Badrawi declarou, também à BBC, que 'espera' que Mubarak transfira, no discurso da noite, o cargo para o vice-presidente, Omar Suleiman.

Veio dos Estados Unidos o terceiro sinal da possível renúncia do ditador nesta quinta-feira. O diretor da agência de inteligência americana (CIA), Leon Panetta, declarou que "é muito provável que Mubarak anuncie sua saída" do governo do Egito.

Os relatos da capital egípcia mudam a cada momento e a rede de TV NBC, dos Estados Unidos, garante que duas fontes "de dentro do gabinente presidencial egípcio" confirmaram a intenção de Mubarak renunciar.

registrado em: , ,