Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Morre ex-premiê britânica Margaret Thatcher

Internacional

Reino Unido

Morre ex-premiê britânica Margaret Thatcher

por Deutsche Welle publicado 08/04/2013 10h04, última modificação 08/04/2013 10h46
A "Dama de Ferro" faleceu em consequência de um derrame cerebral, divulga a família. Ela governou o Reino Unido de 1979 a 1990, o período mais longo das últimas décadas
tachter

A ex-premier Margaret Thatcher ao lado do atual premier David Cameron, em 2010. Foto: Leon Neal/AFP

A ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher, de 87 anos, morreu em consequência de um derrame cerebral, disse nesta segunda-feira (08/04) um porta-voz da família.

"É com grande pesar que Mark e Carol Thatcher anunciam que a mãe deles, baronesa Thatcher, morreu em paz depois de um acidente vascular cerebral nesta manhã", afirmou o porta-voz, lorde Timothy Bell.

 

 

Única mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra britânica, a "Dama de Ferro" liderou os conservadores em três vitórias, governando o país de 1979 a 1990, o mais longo período que um premiê se manteve no cargo desde os primórdios do século 19. O apelido Dama de Ferro foi dado pelos soviéticos devido ao estilo "durão" de Thatcher.

"Foi com grande tristeza que tomei conhecimento da morte de lady Thatcher", afirmou o primeiro-ministro David Cameron. "Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica", declarou Cameron, que interrompeu uma viagem ao continente europeu e retornou para Londres.

AS/rtr/afp

 

registrado em: ,