Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Religioso moderado obtém 51% dos votos para a Presidência do Irã

Internacional

Eleições

Religioso moderado obtém 51% dos votos para a Presidência do Irã

por AFP — publicado 15/06/2013 10h47
Com 65% das urnas apuradas, Hassan Rohani lidera a disputa contra o conservador Mohammad Bagher Ghalibaf
Behrouz Mehri/AFP
ira.jpg-5515.html

Hassan Rohani (à esq.) e de Mohsen Rezai (no centro) exibidas nas ruas da cidade de Qom

TEERÅ (AFP) - O religioso moderado Hassan Rohani obteve 51% dos votos na apuração parcial do primeiro turno da eleição presidencial do Irã. Cerca de 65% das urnas foram apuradas, anunciou neste sábado 15 uma autoridade do Ministério do Interior à televisão. "Vinte e três milhões de cédulas foram apuradas e Rohani obteve 11,75 milhões de votos em 38.621 centros de votação de um total de 58.764."

Na segunda posição, aparece o conservador Mohammad Bagher Ghalibaf, com 3,49 milhões de votos (15%). Ex-chefe dos Guardiões da Revolução, Mohsen Rezai registrou 2,7 milhões de votos (11,68%), enquanto o atual chefe dos negociadores iranianos na questão nuclear, Said Jalili, obteve 2,59 milhões (11%).

Os dois outros candidatos, o ex-chefe da diplomacia Ali Akbar Velayati e Mohammad Gharazi, receberam uma votação inexpressiva.

Cerca de 50,5 milhões de iranianos foram convocados às urnas para eleger o sucessor do presidente Mahmud Ahmadinejad.

Rohani, de 64 anos, foi o responsável pelas negociações em torno do polêmico projeto nuclear de Teerã durante a presidência do reformista Mohammad Khatami (1997-2005) e recebeu o apoio do campo reformador. Ele defende uma posição mais flexível nas discussões com as grandes potências para reduzir as sanções decretadas contra Teerã, que provocaram uma grave crise econômica. Já Said Jalili e Mohammad Bagher Ghalibaf recusam qualquer "concessão".

Leia mais em AFP Movel

registrado em: