Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Ministros acreditam em solução pacífica para conflitos no Oriente Médio

Internacional

Crise

Ministros acreditam em solução pacífica para conflitos no Oriente Médio

por Agência Brasil publicado 08/03/2011 16h04, última modificação 08/03/2011 16h04
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil – Itamaraty, líderes do Brasil, Índia e África do Sul acreditam que os recentes episódios de crise “podem oferecer oportunidade para uma paz abrangente na região"

Por Luana Lourenço

Brasília - Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, da Índia e África do Sul manifestaram nesta terça-feira 8 expectativa de que os conflitos políticos no Oriente Médio e no Norte da África terminem com resultados pacíficos. Os chanceleres estão reunidos em Nova Dheli para um encontro ministerial do Ibas, grupo que reúne os três países.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil – Itamaraty, os líderes acreditam que os recentes episódios de crise na região “podem oferecer oportunidade para uma paz abrangente no Oriente Médio”. O processo, segundo o comunicado conjunto dos ministros do Ibas, deve incluir a solução do conflito entre Israel e a Palestina, com a garantia de criação de um Estado Palestino que respeite as fronteiras pré-1967 e tenha Jerusalém Oriental como capital.

Os ministros dos três países reforçaram a disposição do grupo em cooperar com países árabes em desenvolvimento em questões sociais e econômicas para permitir a recuperação e a estabilidade na região.

Como em 2011, o Brasil, a Índia e Africa do Sul estarão no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), os chanceleres se comprometeram a aprofundar a discussão sobre o Oriente Médio e Norte da África no colegiado.

registrado em: