Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Mandela tem infecção pulmonar e responde bem ao tratamento

Internacional

África do Sul

Mandela tem infecção pulmonar e responde bem ao tratamento

por AFP — publicado 11/12/2012 09h27, última modificação 11/12/2012 09h27
O ex-presidente da África do Sul está internado desde sábado, provocando apreensão em todo o país
SAFRICA-POLITICS-HEALTH-MANDELA

Homem lê, na segunda-feira 10, em Soweto (Johannesburgo), jornal que noticia a internação de Mandela. Foto: Alexander Joe / AFP

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos e hospitalizado em Pretória desde sábado, recebe tratamento por uma infecção pulmonar ao qual reage bem, informou a presidência do país em um comunicado.

"Os médicos concluíram os exames e estes revelaram o ressurgimento de uma antiga infecção pulmonar, pela qual Madiba (nome do clã de Mandela pelo qual ele é chamado popularmente) recebe um tratamento apropriado ao qual reage bem", afirma a nota. Esta é a primeira informação oficial sobre os problemas de saúde do herói nacional sul-africano, que passou 27 anos na prisão durante o regime racista do apartheid, antes de ser libertado em 1990. Mandela foi eleito presidente em 1994.

Há quatro dias, as fontes oficiais se limitavam a afirmar que Mandela, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993, estava bem e que não havia motivo para preocupação.

Em uma entrevista exibida nesta terça-feira, a esposa de Mandela, Graça Machel, afirmou que o ex-presidente perde aos poucos o brilho. Graça Machel, calma e sorridente, não revelou informações sobre Mandela, mas disse que dá pena vê-lo envelhecer. "Quero dizer que este espírito e este brilho desaparecem pouco a pouco", disse Machel ao canal eNCA. "Vê-lo envelhecer é uma coisa que dá pena... Mas você entende e sabe que isto tem que acontecer", completou.

registrado em: