Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Mandela se recupera após breve internação

Internacional

África do Sul

Mandela se recupera após breve internação

por AFP — publicado 27/02/2012 14h45, última modificação 27/02/2012 15h00
O ex-presidente sul-africano e herói da luta contra o apartheid, Nelson Mandela, se recupera em casa, após ter passado 24 horas no hospital
Mandela

Mandela passou pela internação mais longa desde que foi libertado da prisão, em 1990. Foto: ©AFP/Nelson Mandela Foundation/Arquivo / Debbie Yazbek

JOHANNESBURGO (AFP) - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela se recupera nesta segunda-feira 27 em sua residência de Johannesburgo, após uma breve hospitalização. As autoridades tentaram tranquilizar a população sobre o estado de saúde do dirigente, muito querido no país e no exterior.

Mandela, de 93 anos e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993, passou apenas 24 horas no hospital. Após ter sido submetido a exames, incluindo uma laparoscopia, que pretendiam encontrar uma explicação para suas frequentes dores abdominais, Mandela recebeu alta no domingo 26.

"Ele retomou o curso normal de sua vida e se recupera em casa, com o apoio da família", afirmou o presidente Jacob Zuma.

No domingo 26, a presidência informou que o herói da luta contra o apartheid não tinha nada grave.

Apesar do alívio, a nova hospitalização obriga os sul-africanos a compreender que Mandela, o primeiro presidente negro, eleito em 1994, não é eterno e a pensar na morte do líder que tirou o país do terrível regime do apartheid e de sua ideologia racista.

registrado em: