Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Mafioso de Boston revela que tinha proteção do governo

Internacional

Estados Unidos

Mafioso de Boston revela que tinha proteção do governo

por AFP — publicado 07/08/2012 10h43, última modificação 06/06/2015 18h19
O ex-chefão da máfia irlandesa de Boston James "Whitey" Bulger promete dizer em juízo que gozou da proteção do governo federal americano
Bulger

Bulger, 82 anos, inspirou o personagem encarnado por Jack Nicholson no filme "Os Infiltrados", de Martin Scorsese. Foto: ©AFP/Getty Images / Darren Mccollester

BOSTON (AFP) - O ex-chefão da máfia irlandesa de Boston, James "Whitey" Bulger, promete dizer em juízo que durante anos gozou da proteção do governo federal dos Estados Unidos, segundo declarações de seu advogado nesta segunda-feira 6.

"Vai dizer a verdade se o juiz permitir", revelou o advogado J.W. Carney durante entrevista coletiva. "Demonstraremos que James Bulger diz a verdade".

Bulger, hoje com 82 anos, inspirou o personagem encarnado por Jack Nicholson no filme "Os Infiltrados", de Martin Scorsese.

O julgamento de Bulger estava programado para o início de novembro, mas foi adiado para março de 2013.

"Antes da conclusão do processo queremos ter a oportunidade de comunicar a verdade a todo mundo: Por que teve a oportunidade de fazer coisas supostamente ilegais sem jamais ser acusado pelo governo federal até os anos 90?" - questionou o advogado.

Carney pediu a anulação do caso contra Bulger afirmando que ele contou com a imunidade do departamento de Justiça durante sua longa carreira. Os promotores negam que tal imunidade tenha existido.

Em julho passado, Bulger se declarou inocente do assassinato de 19 pessoas em Boston (Massachusetts) entre os anos 70 e 80.

Ao ser detido em junho de 2011, Bulger integrava a lista dos "10 criminosos mais procurados" pelo FBI.

Leia mais em AFP Movel.

registrado em: