Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Máfia italiana movimenta 140 bilhões de euros por ano

Internacional

Tentáculos do crime

Máfia italiana movimenta 140 bilhões de euros por ano

por Redação Carta Capital — publicado 22/01/2012 08h42, última modificação 22/01/2012 08h42
Estudo de organização aponta que negócios da entidade criminosa a colocam como o primeiro banco do país, com uma liquidez de 65 bilhões de euros

O estudo “As mãos da criminalidade”, da organização italiana SOS Impresa, mostra que a máfia é “o maior agente econômico” da Itália.

A organização movimenta 140 bilhões de euros (cerca de 323 bilhões de reais) em negócios por ano e seria o primeiro banco do país com 65 bilhões de euros (cerca de 150 bilhões de reais) em liquidez.

Segundo informações da agencia de notícias italiana Ansa, a máfia é responsável por cerca de 7% do PIB da Itália, com empreendimentos em diversos setores, incluindo saúde, esporte, transporte rodoviário e logística, entre outros.

Marco Venturi, presidente da Confesercenti, entidade que representa o empresariado italiano, afirma, à Ansa, que mais de um milhão de empresários são vítimas de algum crime e que mais de 1.300 negócios comerciais sofrem golpes da máfia todos os dias.

Para ele, isso ocorre porque há "conivência e conluio com os profissionais da política e da administração". Venturi ainda destaca, no site da SOS Impresa, que no centro e no norte da Itália,  a máfia controla quase todo o mercado de jogos de azar e de descarte de resíduos tóxicos.

registrado em: ,