Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Lula apoia candidatura de Maduro nas eleições presidenciais da Venezuela

Internacional

América Latina

Lula apoia candidatura de Maduro nas eleições presidenciais da Venezuela

por AFP — publicado 02/04/2013 10h22, última modificação 02/04/2013 11h21
O ex-presidente brasileiro diz que o candidato "é a Venezuela que Chávez sonhou"

CARACAS (AFP) - O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva manifestou eu apoio à candidatura presidencial venezuelana de Nicolás Maduro, herdeiro político do falecido Hugo Chávez, em uma mensagem televisionada divulgada na segunda-feira 1º em Caracas.

"Não quero interferir em um assunto interno da Venezuela, mas não posso deixar de dar meu testemunho sincero. Maduro presidente é a Venezuela que Chávez sonhou", afirmou Lula em uma breve mensagem divulgada em uma reunião do Fórum de São Paulo em Caracas, que homenageou Chávez, falecido no dia 5 de março vítima de um câncer.

O ex-presidente brasileiro (2003-2010), que durante seu governo construiu uma estreita relação com a Venezuela de Chávez, explica no vídeo que conheceu Maduro quando ele era chanceler e se surpreendeu desde o início "por sua competência, pelo amor por seu povo e, sobretudo, pela grande afinidade de pensamento com o presidente Chávez".

"Chávez e Maduro têm os mesmos pontos de vista em relação aos desafios que a Venezuela tem adiante em defesa dos mais pobres", acrescenta.

Além disso, Lula destaca o papel decisivo de Maduro, que também foi vice-presidente, na criação da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Lula, que se recuperou de um câncer de laringe, já deu seu apoio a Chávez na campanha para as eleições de 7 de outubro, nas quais o líder bolivariano superou com folga o opositor Henrique Capriles. "Sua vitória será nossa vitória", disse Lula na época.

Leia mais em AFP Movel.

registrado em: