Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Rebeldes líbios reconquistam cidade de Brega

Internacional

Líbia

Rebeldes líbios reconquistam cidade de Brega

por Redação Carta Capital — publicado 27/03/2011 11h27, última modificação 27/03/2011 11h30
Porta-voz do governo Kaddafi Ibrahim Moussa afirma que os ataques das forças internacionais e ações de rebeldes líbios estão matando soldados e civis. Oposição segue rumo ao oeste do país

Os rebeldes líbios, que seguem ao oeste do país, alegam ter assumido o controle das cidades Ras Lanuf, Uqayla, Brega e Ajdabiya - esta última neste sábado 26, com a ajuda dos bombardeios realizados pela coalizão militar internacional contra as forças do governo. Eles também já chegaram à cidade Bin Jawad. Em Ras Lanuf, não há sinais das forças de Kaddafi. Os rebeldes contrários ao regime do coronel Muammar Khadafi estariam rastreando as ruas atrás de combatentes pró-governo.

As forças armadas francesas, que contam com 21 aviões, sendo um de vigilância, atacaram alvos neste sábado, incluindo cinco caças Galeb e dois helicópteros MI-35.

Os mísseis britânicos também destruíram três veículos blindados em Misurata, ainda sob o controle do governo, e mais dois em Ajdabiya, segundo comunicado da Royal Air Force.

Ibrahim Moussa, porta-voz do governo da Líbia, disse que os ataques mataram soldados e civis e fez um apelo pelo fim imediato dos ataques aéreos e uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Já a Otan se reúne neste domingo com 28 nações que concordam em assumir o comando das operações militares contra Kaddafi.

O Papa Bento XVI pediu a "suspensão do uso de armas" na crise Líbia. O presidente dos EUA, Barack Obama, neste sábado que a missão militar na Líbia foi bem sucedida.

(Com informações da Al Jazira e Agência Brasil)

registrado em: