Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Japão faz acordo com quatro países para transferência de tecnologia nuclear

Internacional

Parceria radioativa

Japão faz acordo com quatro países para transferência de tecnologia nuclear

por Agência Brasil publicado 09/12/2011 09h25, última modificação 09/12/2011 09h34
Enquanto reduz sua própria dependência da energia nucluar, país vai 'ensinar' Jordânia, Rússia, Coreia do Sul e Vietnã a usarem a tecnologia

Renata Giraldi*

Brasília - O Parlamento do Japão aprovou nesta sexta-feira 9 acordos de cooperação referentes à energia nuclear com os governos da Jordânia, da Rússia, da Coreia do Sul e do Vietnã. As parcerias foram negociadas antes dos acidentes radiativos envolvendo a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, em 11 de março deste ano.

Pelos textos aprovados, o Japão vai exportar a tecnologia nuclear para os quatro países. Porém, internamente o governo japonês determinou a adoção de medidas que reduzem a dependência do país em relação à energia atômica.

Os textos dos acordos aprovados definem sua vigência a partir de janeiro de 2012, depois de observados os procedimentos internos nos quatro países envolvidos.

Após as explosões e os vazamentos em Fukushima, o governo do Japão determinou a paralisação de 85% dos reatores da usina por questão de segurança. Os reatores foram danificados em decorrência do terremoto seguido por tsunami em 11 de março.

Os acidentes nucleares no Japão causaram uma apreensão no mundo. As autoridades japonesas proibiram a produção e o consumo de legumes, verduras, frutas e carne da região de Fukushima. Nove cidades foram esvaziadas. Vários moradores foram retirados das áreas consideradas de risco.

 

*Matéria originalmente publicada em Agência Brasil

registrado em: ,