Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Itália: Berlusconi quer voltar ao poder

Internacional

Itália

Itália: Berlusconi quer voltar ao poder

por AFP — publicado 11/07/2012 10h39, última modificação 06/06/2015 18h19
'Il Cavaliere' será o primeiro nome da lista de seu partido, o PDL, nas eleições legislativas de 2013 para voltar ao cargo de primeiro-ministro
Berlusconi

Berlusconi em coletiva de imprensa em maio de 2012. Foto: ©AFP / Filippo Monteforte

ROMA (AFP) - Silvio Berlusconi será o primeiro nome da lista de seu partido nas eleições legislativas de 2013 para tentar voltar a presidir o governo italiano, informa o jornal Il Corriere della Sera.

"A decisão está tomada: Berlusconi apresentará novamente sua candidatura para primeiro-ministro", afirma o jornal, sem citar as fontes e com base nas pesquisas que seriam favoráveis ao ex-chefe de Governo italiano.

Berlusconi deixou o cargo de primeiro-ministro em novembro de 2011 em meio à crise europeia e aos altos índices de dívida pública italiana. Em seu lugar, Mario Monti foi escolhido para retirar o país da crise.

O partido de Berlusconi, o Povo da Liberdade (PDL), está em um momento ruim e o sucessor designado de Berlusconi, Angelino Alfano, não conseguiu conter a queda de popularidade do movimento.

"Um PDL sem Berlusconi não conseguiria nem 10%, enquanto no caso de Alfano como candidato ao posto de chefe de Governo com o apoio de Berlusconi como presidente do partido o resultado seria de 18%", afirma o jornal.

"Se, ao contrário, Berlusconi tiver envolvimento pessoal nas eleições para a presidência do Conselho, com Alfano a seu lado e uma equipe de jovens dirigentes, as urnas dariam 30% dos votos, segundo as pesquisas", completa a publicação.

Em abril de 2013, quando estão previstas as próximas legislativas, 'Il Cavaliere' terá 76 anos.

Leia mais em AFP Móvel

registrado em: