Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Israel quer submeter a referendo eventual acordo de paz com palestinos

Internacional

Oriente Médio

Israel quer submeter a referendo eventual acordo de paz com palestinos

por AFP — publicado 02/05/2013 10h40, última modificação 02/05/2013 14h09
Declaração do premier Benjamin Netanyahu ocorre em momento no qual os EUA tentam reativar negociações entre Israel e os palestinos
Gali Tibbon/AFP
netanyahu.jpg-4187.html

O premier israelense quer submeter à população um eventual acordo de paz com os palestinos

JERUSALEM (AFP) – O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quinta-feira 2 que deseja submeter a um referendo qualquer eventual acordo de paz com os palestinos.

“Se alcançarmos um acordo de paz com os palestinos, quero submetê-lo a referendo”, afirmou durante um encontro com o ministro das Relações Exteriores suíço, Didier Burkhalter, segundo um comunicado.

A declaração de Netanyahu foi feita em um momento no qual o governo dos Estados Unidos tenta reativar as negociações entre Israel e os palestinos, congeladas desde 2010.

Em setembro de 2010, o premier já havia se declarado favorável a um referendo sobre qualquer acordo concluído com os palestinos.

Os analistas consideraram na época que desta maneira Netanyahu tentava neutralizar a ala “dura” de sua coalizão, contrária a qualquer concessão territorial na Cisjordânia ocupada, deixando a decisão final para os eleitores.

Leia mais em AFP Movel.