Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Israel equipa submarinos comprados da Alemanha com ogivas nucleares, diz revista

Internacional

Oriente Médio

Israel equipa submarinos comprados da Alemanha com ogivas nucleares, diz revista

por AFP — publicado 03/06/2012 18h20, última modificação 06/06/2015 18h19
Segundo a "Der Spiegel", ex-autoridades do Ministério da Defesa alemão asseguraram que o governo sempre teve a convicção de que Israel equipava os submarinos de ataque de tipo Dolphin com munições atômicas

BERLIM (AFP) - Israel está equipando os submarinos comprados da Alemanha com ogivas nucleares e mísseis de cruzeiro, afirma a revista alemã Der Spiegel em sua edição desta segunda-feira. Segundo a revista, Berlim sempre negou que estes submarinos pudessem fazer parte do arsenal nuclear israelense.

A Der Spiegel sustenta que ex-autoridades do Ministério da Defesa alemão asseguraram que o governo sempre teve a convicção de que Israel equipava os submarinos de ataque de tipo Dolphin com munições atômicas.

"Confirmo que temos submarinos alemães, não é segredo", declarou o porta-voz do ministério israelense de Relações Exteriores, Yigal Palmor, à AFP. "Quanto ao restante, não tenho que me pronunciar sobre suas capacidades", completou.

Israel, que não assinou o Tratado de Não-Proliferação (TNP) nuclear, nunca confirmou ou desmentiu sua capacidade nuclear, aplicando uma política qualificada de "ambiguidade deliberada". No entanto, acredita-se que o Estado judeu seja a única potência nuclear da região.

Steffen Seibert, porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel, afirmou que o fornecimento (dos submarinos) foi feito sem armamento. "O governo federal não participa de especulações sobre seu armamento posterior", completou.

registrado em: