Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Grupo separatista basco ETA anuncia cessar-fogo permanente

Internacional

ETA

Grupo separatista basco ETA anuncia cessar-fogo permanente

por Opera Mundi — publicado 10/01/2011 15h30, última modificação 10/01/2011 15h34
Segundo o comunicado, a trégua seria um "compromisso firme", com um "processo de solução definitivo e com o fim da confrontação armada".

O grupo separatista basco ETA pediu nesta segunda-feira (10/01) uma trégua "permanente e geral", em um vídeo transmitido em espanhol, basco e inglês. Segundo o comunicado, a trégua seria um "compromisso firme", com um "processo de solução definitivo e com o fim da confrontação armada".

É tempo de atuar com responsabilidade histórica. O ETA pede às autoridades de Espanha e França para que abandonem para sempre as medidas repressivas e a negação do País Basco", continua a carta, datada de 8 de janeiro de 2011.
Acesse a declaração em espanhol feita pelo ETA, disponibilizada pelo jornal espanhol El Pais
O texto foi reproduzido por outros veículos da imprensa espanhola. O El País publicou imagens de três encapuzados com os símbolos e bandeiras bascas no momento em que liam o comunicado. Ao contrário do que o grupo habitualmente utiliza, desta vez um homem, e não uma mulher, leu a mensagem.
O anúncio ocorre depois de uma das maiores manifestações a favor dos direitos dos presos do grupo, que ocorreu neste fim de semana. O comunicado também ocorre quatro meses depois de um anúncio do grupo que iria trabalhar pela democracia, e no qual se comprometia a não levar ações ofensivas armadas. O último atentado com mortes do ETA ocorreu em 9 de agosto de 2010.