Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Filho de Kaddafi é preso na Líbia

Internacional

Primavera Árabe

Filho de Kaddafi é preso na Líbia

por AFP — publicado 19/11/2011 11h08, última modificação 19/11/2011 11h24
Segundo o ministro da Justiça do Conselho Nacional de Transição, Saif Al Islam, acusado de crimes contra a humanidade, foi encontrado no deserto
Saif

Saif al-Islam é procurado pelo TPI por crimes contra a humanidade

Saif al-Islam Kadhafi, filho do ditador líbio Muammar Kaddafi, foi detido no sul da Líbia, informou à AFP o ministro da Justiça e Direitos Humanos do Conselho Nacional de Transição (CNT).

"Saif al-Islam, procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), foi detido no sul da Líbia", declarou Mohamed al Allagui, que não revelou detalhes da operação.

O CNT é composto por ex-rebeldes que derrubaram o regime de Kaddafi e governam atualmente o país.

Um comandante do "conselho dos thowar" (revolucionários) de Zentem, Bashir Taib, anunciou em uma entrevista coletiva que seus homens prenderam Saif al-Islam com três colaboradores na região de Ubari.

"Ele será transferido para Zenten", 170 quilômetros ao sudoeste de Trípoli, completou Taib, sob os aplausos das pessoas presentes na sala.

Ao ser questionado se Saif al-Islam será entregue ao TPI, afirmou que isto dependerá do CNT.

Um porta-voz do TPI informou em Haia que a corte estava tentando obter a confirmação oficial da prisão de Saif al-Islam por parte das autoridades líbias.

"A primeira coisa que precisamos é confirmar a captura. O que vamos fazer é esperar a confirmação oficial das autoridades da detenção de um suspeito procurado pelo TPI", afirmou por telefone Fadi el-Abdullah.

O TPI emitiu em 27 de junho ordens de prisão contra Muamar Kadhafi (morto em 20 de outubro depois de ter sido capturado por combatentes del CNT), seu filho Saif al-Islam e o chefe do serviço de inteligência Abdallah al-Senusi.

No dia 2 de novembro, o procurador-chefe do TPI, Luis Moreno Ocampo, afirmou que a corte negociava uma possível rendição de Saif al-Islam.

"O TPI tem recebido perguntas de pessoas relacionadas com Saif al-Islam sobre as condições legais sobre uma possível rendição", declarou Moreno Ocampo na ocasião ante o Conselho de Segurança da ONU.

De acordo com notícias da imprensa, mercenários tentaram ajudar o filho de Muammar Kaddafi a escapar da Líbia.

Saif al-Islam, de 39 anos, é procurado pelo TPI por crimes contra a humanidade cometidos após o início da revolta contra o regime de seu pai, em meados de fevereiro.

Matéria da AFP

registrado em: