Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Filha do rei da Espanha é indiciada por tráfico de influências

Internacional

Monarquia espanhola

Filha do rei da Espanha é indiciada por tráfico de influências

por AFP — publicado 03/04/2013 16h02, última modificação 06/06/2015 19h22
Infanta Cristina estaria envolvida em caso de corrupção que afeta seu marido, suspeito de ter desviado milhões de euros dos cofres públicos do país
Cristina e Urdangarun

(2010) Cristina e Urdangarun. Foto: ©afp.com / Attila Kisbenedek

MADRI (AFP) - A infanta Cristina, filha mais nova do rei Juan Carlos, da Espanha, foi indiciada por tráfico de influências no caso de suposta corrupção que afeta seu marido, o ex-jogador de handebol Iñaki Urdangarin, informou nesta quarta-feira 3 uma fonte judicial.

O indiciamento é o capítulo mais grave de um escândalo que explodiu no fim de 2011 e representou um duro golpe na popularidade da monarquia espanhola e do rei Juan Carlos, de 75 anos.

A infanta, de 47 anos, cujo nome apareceu recentemente em e-mails repassados à imprensa pelo ex-sócio de Urdangarin, Diego Torres, vai depor no dia 27 de abril ante o juiz "por delito de tráfico de influências", segundo a fonte.

"A Casa do Rei não faz nenhum comentário sobre as decisões judiciais", declarou à AFP um porta-voz da Casa Real.

Em sua última audiência com o juiz José Castro, de Palma de Malhorca, nas Ilhas Baleares, responsável pela instrução do "caso Nóos", o genro do monarca havia se esforçado para afastar a Casa Real do escândalo.

Urdangarin, de 45 anos, é suspeito, assim como Torres, de ter desviado milhões de euros de dinheiro público através do Instituto Nóos, uma entidade que presidiu entre 2004 e 2006.

O jornal El Mundo informou na semana passada que a defesa de Torres havia entregue ao tribunal de Palma um pacote com 30 mensagens eletrônicas.

"Em algumas delas aparece como o Duque explicava a sua mulher detalhes do funcionamento e dos negócios do Nóos, já que ela integrava a direção", afirmou o jornal.

Leia mais em AFP Movel.

registrado em: ,