Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Filha de Fujimori assume liderança na última pesquisa eleitoral no Peru

Internacional

Eleições peruanas

Filha de Fujimori assume liderança na última pesquisa eleitoral no Peru

por Sul 21 — publicado 09/05/2011 14h43, última modificação 09/05/2011 14h44
Keiko Fujimori, da coligação de direita Força 2011, assumiu a ponta pela primeira vez desde o início da campanha. Ela tem 41% das intenções de votos contra 39% de Ollanta Humala

Por Jorge Seadi, do Sul 21*

Divulgada neste domingo (8) mais uma pequisa de intenção de voto na eleição presidencial do Peru e a candidata Keiko Fujimori, da coligação de direita Força 2011, assume a ponta pela primeira vez desde que começou a campanha. Fujimori tem 41% das intenções de votos contre 39% de Ollanta Humala. Keiko Fujimori é filha do ex-presidente Alberto Fujimori, que cumpre 25 anos de prisão por corrupção e outros crimes.

Segundo a pesquisa, realizada pelo instituto Ipsos Apoyo, com entrevistas em todas as regiões do país, o candidato de esquerda Ollanta Humala caiu para 39% das intenções de votos. Humala foi o primeiro colocado no primeiro turno e vem perdendo terreno à medida que o dia 5 de junho, data do segundo turno, se aproxima.

A pesquisa, divulgada no programa de tevê  “Quarto poder”, foi realizada de 30 de abril a 6 de maio com 2020 entrevistas em todo o Peru. A pesquisa adiantou ainda que 12% continuam indecisos e 8% vão anular o voto. Nos votos válidos Fujimori teria 50,9% contra 49,1% de Ollanta.

O diretor do Ipsos Apoyo, Alfredo Torres, disse que “os resultados seguem demonstrando um empate técnico. A filha de Alberto Fujimori conseguiu mais votos entre os indecisos, nas últimas pesquisas”. O diretor lembra que o número de indecisos vem caindo e que “Fujimori está atingindo este público”. Torres disse também que a campanha do nacionalista Ollanta Humala está “sem foco, dando muitas voltas”.

*Com informações do Nuevo Ojo.pe

registrado em: