Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Ex-secretário de Estado francês é acusado de estupro

Internacional

Novo alvoroço

Ex-secretário de Estado francês é acusado de estupro

por Redação Carta Capital — publicado 23/06/2011 16h14, última modificação 23/06/2011 17h03
Após escândalo sexual envolvendo Dominique Strauss-Kahn, Georges Tron teria abusado de colegas de trabalho na cidade de Draveil, onde é prefeito
Georgestron1

Após escândalo sexual envolvendo Dominique Strauss-Kahn, Georges Tron teria abusado de colegas de trabalho na cidade de Draveil, onde é prefeito. Foto: Eric Piermont/AFP

Após o ex-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional e ex-ministro de Finanças francês Dominique Strauss-Kahn ser acusado formalmente de estupro contra uma camareira em Nova York (EUA), outro ex-integrante do governo está envolvido em um escândalo sexual. Georges Tron, ex-secretário de Estado da Função Pública, foi preso na terça-feira 21, e solto sob fiança, por supostamente ter assediado duas colegas de trabalho.

Os boatos de que ele teria estuprado e assediado sexualmente mulheres na cidade de Draveil, ao sul de Paris, onde é prefeito, fizeram o presidente Nicolas Sarkozy pedir a sua renúncia. Tron enfrenta agora a possibilidade de cumprir pena de até 20 anos de prisão, caso seja condenado.

Inspiração

As duas mulheres resolveram prestar queixa no mês passado, inspiradas pelo caso Strauss-Kahn, que aguarda julgamento nos EUA. À revista francesa Le Nouvel Observateur uma das vítimas disse que o assédio de Tron a levou à depressão e a beber excessivamente.

Além das duas mulheres, uma antiga assessora parlamentar do ex-secretário figura como testemunha no processo. Ela também fez acusações, mas não registrou uma ocorrência formal.

Segundo a promotora Marie-Suzanne Le Queau, os depoimentos das duas supostas vítimas, de 34 e 36 anos, foram coerentes e corroborados em alguns pontos com elementos externos. A autoridade também afirmou que Tron negou qualquer envolvimento com as partes do processo, nem mesmo consensual.

registrado em: