Você está aqui: Página Inicial / Internacional / EUA-Coreia do Sul realizam manobras navais antes de provável teste nuclear norte-coreano

Internacional

Tensão nuclear

EUA-Coreia do Sul realizam manobras navais antes de provável teste nuclear norte-coreano

por AFP — publicado 04/02/2013 10h24, última modificação 04/02/2013 10h24
As manobras navais conjuntas incluem um submarino nuclear e, embora já estivessem previstas, são interpretadas como uma advertência à Coreia do Norte

SEUL (AFP) - Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira 4 manobras navais conjuntas, que incluem um submarino nuclear, em meio a tensões na península coreana, no momento em que a Coreia do Norte parece estar preparada para executar um teste nuclear em breve.

Um porta-voz do ministério sul-coreano da Defesa confirmou que os exercícios militares, com duração de três dias, começaram no Mar do Japão, na área do porto de Pohang, sudeste da Coreia do Sul.

As manobras estavam previstas antes da Coreia do Norte anunciar a intenção de executar um teste nuclear, o terceiro depois dos registrados em 2006 e 2009, afirmaram fontes militares. Mas a presença de um submarino nuclear é interpretada como uma advertência a Pyongyang.

Além do submarino americano "USS San Francisco", armado com mísseis de cruzeiro Tomahawk, também participa nos exercícios o destróier "USS Shiloh", de 9.800 toneladas.

"As manobras incluem operações de treinamento no mar, a detecção e acompanhamento de um submarino, treinamentos com disparos reais antimíssil, antiaéreos e antinavios", disse uma fonte militar à agência sul-coreana Yonhap.

registrado em: