Mundo

EUA-Coreia do Sul realizam manobras navais antes de provável teste nuclear norte-coreano

As manobras navais conjuntas incluem um submarino nuclear e, embora já estivessem previstas, são interpretadas como uma advertência à Coreia do Norte

Apoie Siga-nos no

SEUL (AFP) – Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira 4 manobras navais conjuntas, que incluem um submarino nuclear, em meio a tensões na península coreana, no momento em que a Coreia do Norte parece estar preparada para executar um teste nuclear em breve.

Um porta-voz do ministério sul-coreano da Defesa confirmou que os exercícios militares, com duração de três dias, começaram no Mar do Japão, na área do porto de Pohang, sudeste da Coreia do Sul.

As manobras estavam previstas antes da Coreia do Norte anunciar a intenção de executar um teste nuclear, o terceiro depois dos registrados em 2006 e 2009, afirmaram fontes militares. Mas a presença de um submarino nuclear é interpretada como uma advertência a Pyongyang.

Além do submarino americano “USS San Francisco”, armado com mísseis de cruzeiro Tomahawk, também participa nos exercícios o destróier “USS Shiloh”, de 9.800 toneladas.

“As manobras incluem operações de treinamento no mar, a detecção e acompanhamento de um submarino, treinamentos com disparos reais antimíssil, antiaéreos e antinavios”, disse uma fonte militar à agência sul-coreana Yonhap.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.