Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Energia é restabelecida em 70% de Manhattan

Internacional

Nova York

Energia é restabelecida em 70% de Manhattan

por Redação Carta Capital — publicado 03/11/2012 13h10, última modificação 03/11/2012 13h10
Cinco dias após supertempestade, 80% dos serviços do metrô estão em operação
NY

A ilha de Manhattan vista do Staten Island Ferry. Foto: Allison Joyce/Getty Images/AFP

O fornecimento de energia elétrica foi restabelecido neste sábado 3 na maior parte de Manhattan, Nova York. O anúncio foi feito pela operadora local do sistema, Con Edison.

Cinco dias depois da passagem da supertempestade Sandy, que interrompeu o serviço de tansmissão, 70% dos consumidores afetados já têm energia.

Outras 20 mil residências em Nova York continuam sem luz, mas a empresa de distribuição informou que a meta é restabelecer o serviço nas escolas para segunda-feira 5 e nos locais de votação para terça-feira 6, dia da eleição presidencial americana.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou neste sábado que 80% do serviço de metrô foi restabelecido.

No estado vizinho de Nova Jersey, a situação é mais complicada. O governador Chris Christie ordenou um racionamento de combustível a partir deste sábado em parte da região, a costa nordeste dos EUA.

Nos dias pares, apenas os automóveis com placas que terminam em número par poderão abastecer, enquanto nos dias ímpares apenas os carros com placa de final com número ímpar.

A medida estará em vigor em 12 condados a partir do meio-dia deste sábado (14h em Brasília) até que a situação seja normalizada, afirma o governador em um comunicado. "É imperativo que nossas famílias possam ter acesso a produtos de primeira necessidade como o combustível", declarou Christie. Segundo ele, a medida "aliviará a tensão nos postos de gasolina".

Nos últimos dias longas filas se formaram nos postos que permanecem abertos em Nova Jersey. Alguns motoristas afirmam ter esperado oito horas para encher o tanque.

Segundo o jornal local Star Ledger, 80% dos postos de gasolina fecharam em consequência da falta de combustível na região norte do estado mais afetado pelo Sandy.

A falta de combustível também afeta o estado de Nova York.
Com informações AFP.

Leia mais em AFP Movel.