Você está aqui: Página Inicial / Internacional / ElBaradei confirma que será candidato a presidente da República

Internacional

Egito

ElBaradei confirma que será candidato a presidente da República

por Agência Brasil publicado 10/03/2011 16h25, última modificação 10/03/2011 18h31
Ele é apontado como um dos principais nomes da oposição ao ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, que deixou o poder no último dia 11, sob pressão popular. Da Agência Brasil

O Prêmio Nobel e ex-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), o egípcio Mohamed ElBaradei, confirmou que será candidato à Presidência do Egito. Ele é apontado como um dos principais nomes da oposição ao ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, que deixou o poder no último dia 11, sob pressão popular.

No próximo dia 19, os egípcios vão às urnas para votar emendas à Constituição do país. Mas ElBaradei criticou as discussões em curso informando que as emendas constitucionais são “superficiais”. Ele apelou aos militares, que conduzem o governo provisório no Egito, para adiarem as votações.

Pelas emendas em discussão, a nova Constituição vai limitar a dois os mandatos presidenciais que podem ser desempenhados por uma pessoa, estabelecendo em quatro anos a duração de cada. As emendas autorizam a disputa por independentes ou por membros da oposição.

No entanto, ElBaradei criticou a ausência de limites para os poderes do presidente e lembrou que não houve tempo suficiente para os partidos políticos se consolidarem. O diplomata egípcio foi preso durante os conflitos contra Mubarak.

registrado em: