Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Edward Snowden agradece Rússia por asilo temporário

Internacional

Espionagem

Edward Snowden agradece Rússia por asilo temporário

por Redação — publicado 01/08/2013 15h25, última modificação 01/08/2013 15h48
Após deixar aeroporto em Moscou, ex-consultor da NSA diz que EUA não respeitam leis internacionais
AFP
Snowden

Edward Snowden agradece Rússia por asilo temporário

O ex-consultor dos serviços de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden recebeu asilo temporário na Rússia nesta quinta-feira 1 e deixou o aeroporto de Moscou onde se encontrava há mais de um mês.

Snowden agradeceu à Rússia pelo asilo provisório e considerou que a justiça se saiu vitoriosa, em suas primeiras declarações, divulgadas pelo site Wikileaks. “Durante as oito últimas semanas vimos a administração Obama não demonstrar respeito algum pelas leis internacionais e nacionais, mas, no final das contas, a justiça ganhou. Agradeço à Rússia por ter me concedido o asilo, de acordo com suas leis e suas obrigações internacionais", disse o ex-consultor.

O Wikileaks, que difunde informações secretas e desempenhou um papel ativo nos vazamentos promovidos pelo americano especialista em informática, explicou que Snowden deixou o aeroporto "sob a tutela" de Sarah Harrison, conselheira judicial do site que o acompanha desde a chegada ao aeroporto. "É uma nova vitória na guerra que (o presidente americano Barack) Obama trava contra aqueles que se dedicam a alertar. Esta batalha foi vencida, mas a guerra continua", declarou Julian Assange, criador do Wikileaks.

Washington exigiu em várias oportunidades a extradição de Snowden para os Estados Unidos, onde foi acusado de espionagem após suas revelações sobre a vigilância das comunicações mundiais realizada pelos Estados Unidos. Mas a Rússia de nega a extraditá-lo. "Ele foi para um lugar seguro. Espero que compreendam esta informação", comentou o advogado de Snowden, Anatoli Kutcherena. "O lugar não será divulgado por razões de segurança, já que é o homem mais procurado do planeta. Ele próprio decidirá para onde irá".

Emprego

O fundador do Vkontakte, maior rede social da Rússia, ofereceu um emprego a Snowden em sua empresa. "Convidamos Edward Snowden em São Petersburgo (noroeste) e ficaríamos contentes se ele decidisse juntar-se a nossa equipe", escreveu Pavel Durov em sua página Vkontakte.

"Não há empresa de internet mais popular na Europa. Acredito que Edward ficará interessado na ideia de ocupar-se da proteção de dados pessoais de nossos usuários", acrescentou. A Vkontakte é a rede social mais popular na Rússia com mais de 100 milhões de usuários.

Com informações AFP.