Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Dilma vai se reunir com Kirchner

Internacional

Copa e Olimpíadas

Dilma vai se reunir com Kirchner

por Sul 21 — publicado 27/07/2011 10h28, última modificação 27/07/2011 12h33
Presidenta argentina quer discutir interesse de empresas daquele país nos eventos esportivos sediados no Brasil

Depois de participar da cerimônia de posse de Ollanta Humalla na Presidência do Peru, na quinta-feira 28, a presidenta Dilma Rousseff recebe a colega argentina Cristina Kirchner, em Brasília. Na sexta, elas terão mais um encontro bilateral, que dará sequência às reuniões semestrais entre Dilma e seus colegas do Mercosul e da Venezuela.

Embora vigorem restrições impostas pelo governo da Argentina a uma série de produtos brasileiros, o tema não consta oficialmente da pauta de discussão entre as duas presidentas.

O Palácio do Planalto sabe que é preciso superar as restrições impostas pela Argentina, mas prefere deixar que as negociações sejam conduzidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). As restrições à entrada de produtos brasileiros no país vizinho foram ampliadas pelo governo de Cristina Kirchner, que lançou uma série de medidas protecionistas no primeiro semestre deste ano. A preocupação da Argentina é com o crescente superávit comercial brasileiro.

Já o interesse de empresas argentinas em participar das obras destinadas à Copa do Mundo de 2014, em 12 cidades-sede, e às Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, deverá ser tratado pelas duas presidentas, segundo o embaixador do Brasil na Argentina, Enio Cordeiro.

Dilma foi à Argentina em janeiro deste ano, em sua primeira viagem internacional. Cristina Kirchner seguirá direto do Peru para Brasília. A previsão é que elas tenham um encontro privado na parte da manhã e façam uma declaração conjunta à imprensa depois. De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, não há previsão de assinatura de atos entre os dois governos.

Com informações da Agência Brasil

*Publicado originalmente em Sul21.

registrado em: