Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Coreia do Norte não aceita mais inspetores da AIEA

Internacional

Após lançamento de foguete

Coreia do Norte não aceita mais inspetores da AIEA

por AFP — publicado 17/04/2012 14h09, última modificação 06/06/2015 18h58
Pyongyang disse não aceitará mais os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para verificar seu programa de enriquecimento de urânio, informa imprensa japonesa
Coreia do Norte

Washington suspendeu a ajuda alimentar após Pyongyang lançar um foguete, o que provocou a decisão norte-coreana. Foto: ©AFP/KCNA via KNS

TÓQUIO, Japão (AFP) - A Coreia do Norte decidiu não aceitar mais a presença de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para verificar seu programa de enriquecimento de urânio, informou nesta terça-feira 17 a imprensa japonesa, citando fontes diplomáticas.

O retorno dos inspetores da AIEA à Coreia do Norte foi aceito a princípio por Pyongyang no final de fevereiro, como parte de um acordo com os Estados Unidos que previa ajuda alimentar americana em troca da suspensão do programa nuclear e de mísseis dos norte-coreanos.

Mas os Estados Unidos decidiram suspender sua ajuda alimentar após Pyongyang lançar um foguete de longo alcance na sexta-feira passada 13, o que provocou a decisão norte-coreana, revelam o jornal Yomiuri Shimbun e a agência de notícias Kiodo.

registrado em: