Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Colômbia terá 2º turno entre Santos e Zuluaga

Internacional

Eleições

Colômbia terá 2º turno entre Santos e Zuluaga

por AFP — publicado 26/05/2014 05h12, última modificação 26/05/2014 05h55
Atual presidente, Juan Manuel Santos perdeu a disputa com candidato opositor apoiado por Álvaro Uribe
Luis Acosta / AFP
Juan Manuel Santos

O candidato à reeleição Juan Manuel Santos vota em Bogotá

Bogotá (AFP) - O candidato colombiano da oposição, Óscar Zuluaga, e o presidente Juan Manuel Santos, que busca um novo mandato, disputarão o segundo turno da eleição presidencial, em 15 de junho, na Colômbia, já que ninguém alcançou os 50% dos votos necessários para a vitória.

Apoiado pelo ex-presidente de direita Álvaro Uribe (2002-2010), Zuluaga obteve 29,27% dos votos, enquanto o atual presidente, de centro-esquerda, somou 25,61%.

A conservadora Marta Lucía Ramírez ficou em terceiro, com 15,6% dos votos, seguida da esquerdista Clara López (15,32%) e do independente Enrique Peñalosa (8,%).

O índice de abstenção teria ficado em torno de 60%, em um dia considerado pelo governo como um dos mais seguros na história recente do país, em meio a uma trégua eleitoral declarada pelas Fuarc e pelo Exército de Libertação Nacional (ELN).

"Vivemos a jornada eleitoral mais segura da história recente", proclamou o ministro colombiano da Defesa, Juan Carlos Pinzón.

Depois de uma primeira campanha carregada de acusações mútuas de guerra suja, Santos e Zuluaga, aliados no passado, vão se enfrentar em um segundo turno com posturas irreconciliáveis sobre a paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O governo Manuel Santos e as Farc estão no meio de uma difícil negociação de paz, mediada por Havana.

registrado em: