Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Chávez foi operado em Cuba e 'está bem'

Internacional

Retirou novo tumor

Chávez foi operado em Cuba e 'está bem'

por AFP — publicado 29/02/2012 10h28, última modificação 29/02/2012 10h29
Segundo orgãos oficiais da Venezuela e Cuba, cirurgia para extirpar nova 'lesão' foi bem sucedida
hugo chavez 2

Há uma semana Chávez disse que foi detectada uma nova "lesão", evitando utilizar a palavra tumor. Foto: France Press

CARACAS (AFP) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi operado em Havana de uma nova "lesão" na mesma área onde foi extraído um tumor cancerígeno em 2011 e "se encontra em boa condição física", informou nesta terça-feira o vice-presidente, Elías Jaua.

A operação "foi realizada conforme o previsto, obtendo-se um resultado satisfatório, depois do qual foi programado um plano de recuperação que vai cumprir nos próximos dias", disse Jaua, acrescentando que "o presidente Chávez se encontra em boas condições físicas".

O vice-presidente, que leu um comunicado sobre a saúde do presidente em cadeia de rádio e televisão, não informou quando ocorreu a cirurgia. Momentos depois, contudo, a televisão estatal cubana também confirmou a notícia e acrescentou que Chávez foi operado na segunda-feira.

Jaua explicou que na cirurgia foi "realizada a extração total da lesão pélvica diagnosticada" e também foi extirpado "tecido circundante" à formação, sem que tenham sido apresentadas "complicações" nos órgãos próximos.

Segundo o informe médico, o "pós-operatório imediato foi estável, clinicamente sem complicações sistêmicas" e o presidente se "recupera adequadamente colaborando com a reabilitação", disse o responsável.

"Nas próximas horas serão feitos estudos histológicos que determinarão o tratamento ótimo da lesão", acrescentou o vice-presidente.

No comunicado, lido na Assembleia Nacional, Chávez também expressou seu agradecimento a Fidel e Raúl Castro, ao povo cubano e "à equipe de especialistas de saúde que dirigiram esta operação".

registrado em: