Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Berlusconi anuncia candidatura na Itália

Internacional

Europa

Berlusconi anuncia candidatura na Itália

por AFP — publicado 08/12/2012 15h06, última modificação 08/12/2012 15h06
Ex-chefe de governo vai reunir seu partido, o Povo da Liberdade, e o ex-aliado Liga do Norte para tentar formar uma chapa única
photo_1354978070613-1-1

Ele está de volta Foto: Giuseppe Cacace / AFP

O ex-chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, anunciou oficialmente neste sábado 8, em Milanello, perto de Milão, sua candidatura às próximas eleições legislativas na Itália. "Entro em cena para ganhar", declarou aos jornalistas, pondo fim a um suspense que mantinha há várias semanas.

"Quando praticava esportes, quando trabalhava e estudava, nunca entrei em uma competição para conseguir uma boa posição, e sim para vencer", disse. "Espero poder estar em condições de explicar aos italianos que se necessita de uma força que disponha da maioria para mudar as regras da Constituição", prosseguiu.

Berlusconi anunciou uma reunião no domingo de seu partido de centro-direita, Povo da Liberdade (PDL), assim como contatos com seu ex-aliado populista, a Liga do Norte, esperando "chegar a uma decisão que possa permitir votar juntos no mesmo candidato".

Berlusconi, conhecido como "Il Cavaliere", de 76 anos, anunciou no final de outubro que renunciava a apresentar-se de novo à chefia do Estado. Mas na quarta-feira assegurou estar "sendo pressionado por amigos para que voltasse ao primeiro plano", acrescentando querer salvar uma "Itália à beira do precipício", minada pelo desemprego e pelo aumento dos impostos.