Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Apple: mais dinheiro que o Tesouro americano

Internacional

Crise nos EUA

Apple: mais dinheiro que o Tesouro americano

por Redação Carta Capital — publicado 29/07/2011 13h21, última modificação 29/07/2011 13h49
Por ter um equilíbrio nas contas, a empresa faz exatamento o contrário do governo americano: gasta menos e poupa mais
Por ter um equilíbrio nas contas, a empresa faz exatamento o contrário do governo americano: gasta menos e poupa mais. Foto: Christof Stache/AFP

Por ter um equilíbrio nas contas, a empresa faz exatamento o contrário do governo americano: gasta menos e poupa mais. Foto: Christof Stache/AFP

Com as Bolsas de valores em queda no mundo inteiro e o dólar em desvalorização acentuada, a apreensão tomou conta dos mercados em razão do impasse da dívida norte-americana, que chegou ao seu limite, de 14,3 trilhões de dólares. Apesar disso, acredita-se que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Congresso chegarão a um acordo, até o próximo dia 2, para o aumento do teto da dívida, o que evitaria o risco de calote.

Caso isso não aconteça, o governo dos Estados Unidos não será mais capaz de pagar suas contas. De acordo com o balanço de encerramento do Tesouro dos EUA divulgado na última quarta-feira 27, no mês de julho o saldo operacional total era de 73.768 bilhões de dólares. As informações são do Financial Post.

Numa comparação de poder financeiro, a Apple, a maior empresa de tecnologia do mundo, declarou em junho deste ano ganhos de 76 bilhões de dinheiro em caixa e títulos negociáveis, segundo o relatório de ganhos trimestrais. Por ter um equilíbrio nas contas, a Apple faz exatamento o contrário do governo americano: gasta menos e poupa mais. Assim, a empresa consegue estar melhor financeiramente e ter mais dinheiro do que a nação mais poderosa do mundo.

Mas isso não significa que a Apple poderia salvar os EUA já que o país gasta mais de 10 bilhões por dia. O dinheiro da empresa de eletrônicos não duraria mais que duas semanas.

registrado em: