Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Al-Qaeda escolhe sucessor de Bin Laden

Internacional

Terrorismo

Al-Qaeda escolhe sucessor de Bin Laden

por Redação Carta Capital — publicado 16/06/2011 09h48, última modificação 16/06/2011 09h48
Ayman Al-Zawahiri é egípcio e encabeçou os ataques do World Trade Center. Antigo na organização, o novo líder promete continuar a Jihad islâmica e já ameaçou os EUA

Ayman Al-Zawahiri, xeque egípcio mentor dos atentados do 11 de setembro, deve assumir o comando da Al-Qaeda, segundo comunicado divulgado nessa quinta-feira. Braço direito de Bin Laden, é o mais proeminente porta-voz da organização terrorista e tem atuado nos altos escalões desde o começo de suas atividades.

Há menos de 10 dias, Al-Zawahiri fez declarações ameaçando os Estados Unidos. No comunicado, o grupo afirmou que continuará com a Jihad, guerra santa. O líder egípcio foi visto pelas forças ocidentais em 2001, na cidade de Khost, no leste do Afeganistão e, assim como Bin Laden, passou a viver escondido.

A informação foi confirmada pelo comando geral da organização e disseminada pelo centro de mídia Al-Fajr, o braço de comunicação da Al-Qaeda. Médico e cirurgião em seu país natal, acredita-se que ele seja o cérebro por trás dos ataques de 2001. Também é culpado pelo governo americano de ter participado dos ataques nas embaixadas no Quênia e na Tanzânia em 1998. No Egito, foi condenado a morte nos anos 1990, por participação na Jihad islâmica. Segundo o The Guardian, a escolha de Al- Zawahiri, líder menos carismático que Bin Laden, mas conhecido por sua inteligência, significa que a organização ainda está em pleno funcionamento.

registrado em: