Você está aqui: Página Inicial / eleicoes 2014 / Eleições ao vivo / Debate na Globo: acompanhe ao vivo

Debate na Globo: acompanhe ao vivo

por admin publicado 02/10/2014 21h07, última modificação 10/11/2016 10h19
Veja os melhores momentos do último encontro entre os candidatos à Presidência no primeiro turno desta eleição

Acompanhe conversa com jornalistas da CartaCapital

Quem você acha que foi melhor no debate?

Converse com os jornalistas da CartaCapital usando a hashtag #CartaNasEleicoes. Conte-nos o que achou do debate e acompanhe a conversa ao vivo:

Marina diz que encaminhará reforma tributária no 1º mês de governo

A candidata disse que, se eleita, faria isso logo no primeiro mês de governo. Ela disse que trabalharia com o princípio da justiça tributária, para desonerar os mais pobres, e que faria uma simplificação do sistema de arrecadação.

Ela também propôs uma redistribuição da arrecadação. “Nós queremos tirar os recursos que estão sendo centralizados da união, inclusive para que não se pratique essa política do pires na mão”

Marina Silva lembra passado de fundadora da CUT

A candidata disse que não vai afrouxar leis trabalhistas. "Eu também defendo que se faça uma reparação em relação ao fator previdenciário", disse Marina.

Antes disso, Marina lembrou que foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores.

No diálogo com Marina, Aécio disse que o aumento do salário mínimo dos próximos anos deve ser atrelado a um crescimento da economia. Da manteira atual, o salário é corrigido mesmo com a economia estagnada.

Aécio defendeu conceder presídios a iniciativa privada

Reportagem da Agência Pública, publicada pela CartaCapital, mostrou a situação das penitenciárias privadas em Minas Gerais. Leia a matéria clicando aqui.

Lei de resíduos sólidos não foi cumprida. E agora?

Dilma Rousseff e Eduardo Jorge falaram do não cumprimento da lei de resíduos sólidos, que visa acabar com os lixões nas cidades brasileiras. A presidenta se eximiu desta responsabilidade dizendo não ter "poderes imperiais".

Relembra coluna de Reinaldo Canto e entenda o que estava em jogo com esta lei clicando aqui.

Aécio critica marqueteiro de Dilma

Aécio Neves criticou Dilma Rousseff lembrando do seu marqueteiro, o jornalista João Santana. "Nem a competência do seu marqueitero é capaz de reescrever a história," disse Aécio.

Dilma havia criticado o alto índice de inflação do período do PSDB à frente do governo federal. O tucano rebateu que o seu partido assumiu o governo com a inflação a 9.600% por ano e devolveu com pouco mais de 7%.

Marina: Dilma e Aécio não apresentaram programas de governo

Ao questionar Dilma Rousseff, a candidata do PSB lembrou que seus dois principais candidatos não apresentaram programas de governo detalhados. Ela também disse que as promessas da última campanha da presidenta não foram cumpridas.

"Nada do que você se comprometeu está sendo cumprido. Por que você não conseguiu viabilizar seus compromissos?", disse Marina lembrando a taxa de juros e o combate à corrupção.

Dilma, mais uma vez, lembrou da autonomia das investigações da Polícia Federal e disse que o país nunca teve uma taxa de juros tão baixa como atualmente.

Aécio promete ampliar MCMV para até três salários mínimos

O tucano prometeu aumentar o alcance do programa Minha Casa MInha Vida entre para as famílias que recebem até três salários mínimos.

Luciana: Dilma e Aécio parecem “o sujo falando do mal lavado”

Ao questionar Aécio Neves, Luciana Genro lembrou escândalos de corrupção e disse ao tucano: “tu e a Dilma parece o sujo falando do mal lavado”

“Eu vejo que você faz aqui com tema livre seu espetáculo, sem nenhuma conexão com a realidade,” disse Aécio em sua réplica.

Luciana Genro: Dilma e Aécio parecem “o sujo falando do mal lavado”

Ao questionar Aécio Neves, Luciana Genro lembrou escândalos de corrupção e disse ao tucano: “tu e a Dilma parece o sujo falando do mal lavado”

“Eu vejo que você faz aqui com tema livre seu espetáculo, sem nenhuma conexão com a realidade,” disse Aécio em sua réplica.

Em sua tréplica, Luciana lembrou a construção de um aeroporto em Cláudio, interior de Minas Gerais, no terreno de um avô de Aécio Neves quando este era governador.

Aécio se irritou, dizendo “Não seja leviana” ao que Luciana o interpelou dizendo para ele não levantar o dedo a ela.

Acaba o segundo bloco

No terceiro bloco, candidatos farão perguntas entre eles sobre temas livres.

"Você esteve em Cuba, na Venezuela, posou lá com estátua do Che Guevara"

Levy Fidelix questionou a Luciana Genro "o que você vai fazer com tantos jovens que estão drogados?". Antes disso, ele relacionou a candidata do PSOL a países com governos de cunho mais socialista, como Cuba e Venezuela, já visitados por Luciana.

Ao responder, Luciana disse que não é a favor das drogas, nem do "álcool, do tabaco ou do lexotan."

Marina critica falta de experiência de Dilma

Marina Silva reiterou as críticas a Dilma já feitas durante o horário eleitoral nesta quinta-feira 02. Na propaganda e no debate, Marina disse que Dilma não foi “nem vereadora e virou presidente da República”. Estas foram as críticas mais diretas de Marina a Dilma durante a campanha eleitoral.

Dilma: acho estranho Aécio tratar com leveza as privatizações

A presidenta Dilma Rousseff questionou Aécio Neves sobre as privatizações feitas na década de 90. “Vocês entregaram para nós a Caixa e o BB numa situação precária,” disse a candidata. Ela lembrou de filiado ao PSDB que, à época, disse que as privatizações estavam sendo feitas no “limite da responsabilidade”.

Mais uma vez, Aécio Neves lembrou as suspeitas de corrupção na Petrobras e disse que irá “reestatizar” a estatal.

Assista à declaração homofóbica de Levy Fidelix no debate da Record

Eduardo Jorge e Luciana Genro criticam homofobia de Levy Fidelix

Os dois candidatos criticaram a fala do candidato do PRTB no último debate, quando ele disse que  homossexuais deveriam ser combatidos e os comparou a pedófilos.

Eduardo Jorge disse que ele deveria pedir desculpas aos eleitores. Já Luciana Genro disse que ele deveria sair algemado e defendeu a criminalização da homofobia.

Contra Eduardo Jorge, Levi citou uma série de leis e disse que ele faz “apologia ao crime” ao “defender o aborto” e que ele “propõe que o jovem consuma maconha”. “Pense duas vezes antes de me acusar de algo, apenas coloquei que defendo uma posição cristã familiar,” disse Levy.

Ele também acusou Luciana de “quebrar um acordo” que ele teria feito com seu marido antes do final daquele debate, dizendo que a candidata “não tem palavra”.

Marina Silva promete 13º do Bolsa Família

Em sua réplica ao Pastor Everaldo, candidata do PSB disse que vai dar ao 13º salário para famílias “chegarem ao natal” com algo.

Aécio: onde Marina estava no mensalão?

Aécio Neves lembrou o passado de Marina Silva, que durante 24 anos foi filiada ao PT, a questionando o que ela fez durante o escândalo do chamado "mensalão".

"A gente pode estar dentro de um partido e não compactuar com os erros que são cometidos," disse Marina. A candidata lembrou de suspeitas de corrupção no PSDB, como a compra de votos para a emenda de reeleição durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso na Presidência.

Aécio e Everaldo fazem dobradinha com críticas ao PT

Os dois candidatos criticaram a gestão de estatais pelo partido. Everaldo questionou Aécio sobre a gestão de empresas que teria sido "aparelhadas pelo PT". Aécio, por sua vez, dizem que elas foram tomadas pela "mão do PT".

Luciana Genro abre debate com críticas à Globo

Candidata começou sua fala com críticas à emissora, que cobriu diariamente a campanha somente dos três primeiros candidatos. "Hoje estou aqui por força da garantia da lei, porque durante toda a campanha eleitoral a Rede Globo só mostrou os candidatos que têm propostas para atacar as famílias do Brasil, dentre as quais a família que é dona da Rede Globo."

Ela questionou Dilma sobre os escândalos na Petrobras, perguntando se isso era resultado das alianças do PT com a direita. Em sua resposta, mais uma vez, Dilma defendeu a investigação feita pela Polícia Federal e falou que o PT permitiu a investigação de casos como este.

Começa o debate na rede Globo

Sete candidatos estão presentes nos estúdios da Rede Globo: Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL), Levy Fidelix (PRTB), Marina Silva (PV) e Pastor Everaldo (PSC). A mediação é do jornalista William Bonner.

Jornalistas da CartaCapital fazem esquenta para o debate

Antes do início do debate, às 22h45, repórteres e editores da CartaCapital falam sobre o cenário eleitoral com os leitores do site.

Envie suas perguntas para os jornalistas com a hashtag #CartaNasEleicoes no Twitter e no Facebook.