Você está aqui: Página Inicial / Educação / Unicamp traz vencedores do Nobel de Química

educação

Evento

Unicamp traz vencedores do Nobel de Química

por Redação Carta Capital — publicado 10/08/2011 18h36, última modificação 10/08/2011 18h37
A iniciativa faz parte do Ano Internacional da Química. Quatro vencedores do prêmio discutirão o tema Produtos Naturais, Química Medicinal e Síntese Orgânica, entre os dias 15 e 18 de agosto

Evento promovido pela Unicamp em parceria com USP, Unesp e UFSCar trará quatro vencedores do prêmio Nobel de Química para o Brasil. A iniciativa, que terá cerca de 14 palestrantes, faz parte das atividades do Ano Internacional da Química.

O tema “Produtos Naturais, Química Medicinal e Síntese Orgânica” deverá direcionar os seminários para a discussão da química aplicada, abordando, inclusive, com usar os recursos naturais do país para a síntese de medicamentos.

Os nobéis Ei-ichi Negishi (2010), Ada Yonath (2009), Richard Schrock (2005) e Kurt Wuthrich (2002) desenvolveram projetos nos mais diversos campos da Química. Todos eles possuem algum grau de inovação na aplicação da química.  Kurt Wüthrich, por exemplo, desenvolveu a técnica de ressonância magnética nuclear, que possibilitou implementar o diagnóstico em medicina e Richard Schorock desenvolveu catalisadores para acelerar processos na indústria.

A Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) promove cursos curtos contemplando áreas distintas da Ciência e é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado São Paulo (Fapesp).

O evento ocorre entre 15 e 18 de agosto no campus da Universidade. A programação completa encontra-se no site http://www.espcachemistry.iqm.unicamp.br/ESPCA/.