Você está aqui: Página Inicial / Economia / Uma medida interessante…

Economia

Política monetária

Uma medida interessante…

por Paulo Daniel — publicado 06/01/2011 16h39, última modificação 06/01/2011 16h39
Para o nosso colunista Paulo Daniel, a decisão do Banco Central, em um primeiro momento, tenderá a valorizar o Dólar perante o Real

O Banco Central anunciou uma medida interessante para conter a valorização do Real perante o Dólar.

As instituições financeiras terão que recolher ao Banco Central (BC) 60% sobre o valor da posição de câmbio vendida que exceder US$ 3 bilhões ou o montante equivalente ao patrimônio de referência do banco. A medida tem o objetivo de ajudar a conter a queda do dólar.

Esse depósito compulsório, recursos que os bancos são obrigados a depositar no BC, será recolhido em espécie e não será remunerado. Segundo BC, as instituições terão 90 dias para se adequar à nova regra.

No mercado financeiro, “estar vendido” sinaliza realização de negócios que exigem a entrega futura de dólar ou pagamento da variação cambial. Na prática, isso representa a aposta dos bancos de que o real vai se valorizar. Estar “comprado”, por consequência, sinaliza a expectativa de depreciação da moeda brasileira.

A medida, em um primeiro momento, tenderá a valorizar o Dólar perante o Real e ao mesmo tempo, dificultará a especulação com as moedas, seja por suas valorizações ou desvalorizações, entretanto, ainda tem outra medida ainda mais interessante para a valorização do Dólar; a redução dos juros. Aguardemos a próxima reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária)…

registrado em: