Você está aqui: Página Inicial / Economia / Tombini reafirma controle da inflação e sinaliza ajustes monetários

Economia

Banco Central

Tombini reafirma controle da inflação e sinaliza ajustes monetários

por Brasil Econômico — publicado 12/05/2011 11h07, última modificação 12/05/2011 11h09
!As condições macroeconômicas continuarão sendo ajustados por período prolongado para garantir a convergência para o centro da meta em 2012", afirmou o presidente do BC

Ana Paula Ribeiro, do Brasil Econômico 

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, reafirmou o compromisso de levar a inflação para o centro da meta e, para isso, novos ajustes monetários podem ser realizados.

"As condições macroeconômicas continuarão sendo ajustados por período suficientemente prolongado para garantir a convergência para o centro da meta em 2012", disse na abertura do XIII Seminário de Metas de Inflação, que ocorre hoje no Rio de Janeiro.

Para Tombini, o BC brasileiro é um dos mais combativos em relação às principais economias, e essa ação já surte resultado.

Como exemplo, citou que já houve uma desaceleração nas concessões de crédito para pessoa física e, nas últimas semanas, uma redução nos ingressos líquidos de capital estrangeiros. Essas duas variáveis exerceram pressão sobre a inflação nos último meses.

O presidente defendeu ainda os resultado obtidos pelo regime de meta de inflação nos últimos anos e que o Brasil tem condições de manter um crescimento sustentável. "Não podemos descuidar (do atual cenário). No curto prazo, temos o desafio de fazer a inflação convergir para o centro da meta."