Você está aqui: Página Inicial / Economia / Produção industrial cresce 0,5% em março

Economia

IBGE

Produção industrial cresce 0,5% em março

por Brasil Econômico — publicado 03/05/2011 10h48, última modificação 03/05/2011 10h51
Com três meses consecutivos de crescimento, a produção atingiu o patamar mais elevado da série histórica no mês de março

A produção da industria brasileira expandiu 0,5% entre fevereiro e março de 2011, e tem crescimento de 1,3% no primeiro trimestre, frente ao trimestre anterior.

Os dados, com ajuste sazonal, foram divulgados nesta terça-feira (3/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em fevereiro, a produção industrial havia crescido 2%.

Segundo o IBGE, com três meses consecutivos de crescimento, a produção atingiu o patamar mais elevado da série histórica no mês de março.

Em relação a fevereiro, os setores de bens de consumo duráveis e bens de capital tiveram o maior crescimento, com 4,1% e 3,4%, respectivamente. Por sua vez, os bens intermediários recuaram 0,2%, enquanto a produção de semiduráveis e não-duráveis cresceu 1%.

Dentre as atividades, tiveram destaque os segmentos material eletrônico e equipamentos de comunicações (10,1%) e calçados e artigos de couro (9,2%).

No sentido contrário, as principais pressões negativas vieram do setor de alimentos (-3,9%) e equipamentos médico-hospitalares (-9,2%).

Na comparação com março de 2010, a produção industrial tem recuo de 2,1%. A queda foi influenciada pelo efeito calendário, já que março deste ano teve dois dias úteis a menos.

Texto originalmente publicado pelo Brasil Econômico