Você está aqui: Página Inicial / Economia / Graça Foster é a mulher mais poderosa do ranking global da 'Fortune'

Economia

Ranking

Graça Foster é a mulher mais poderosa do ranking global da 'Fortune'

por Redação — publicado 11/10/2013 11h04, última modificação 11/10/2013 11h05
Pelo 2º ano consecutivo, a presidenta da Petrobras foi apontada pela revista americana como a executiva mais poderosa entre as que atuam fora dos EUA
Antonio Cruz/ABr
Foster

Em maio, a presidente da Petrobras foi apontada a mulher mais poderosa no setor de negócios do Brasil pela revista Forbes

Pelo segundo ano consecutivo, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, foi apontada pela revista americana Fortune como a executiva mais poderosa do ranking global. Ela concorria com mulheres de negócios de diversos setores e países. Tanto em 2012 como em 2013, Graça Foster ficou em primeiro lugar na lista de executivas que atuam fora dos Estados Unidos.

Para a elaboração do ranking global das mulheres mais poderosas, a Fortune selecionou um grupo de 50 candidatas de diversos países, como Inglaterra, Austrália, Suécia, Turquia, entre outros. A classificação foi baseada em quatro critérios: a importância e o tamanho do negócio liderado pela executiva na economia global; o sucesso e a condução dos negócios; a trajetória de carreira da executiva; e sua influência social e cultural.

Maria das Graças Silva Foster é engenheira química e a primeira mulher a comandar a Petrobras. Assumiu a presidência em fevereiro de 2012. Antes, foi diretora de Gás e Energia da Petrobras e presidente da Petrobras Distribuidora, entrou outros cargos executivos. Está há 32 anos no quadro de profissionais de carreira da companhia.

A lista Global 2013 das 50 Mulheres de Negócios Mais Poderosas da Fortune pode ser conferida na íntegra AQUI.

Com informações da Agência Petrobrás