Você está aqui: Página Inicial / Economia / PIB nacional fica estável no trimestre, conforme previsto

Economia

Segundo IBGE

PIB nacional fica estável no trimestre, conforme previsto

por Redação Carta Capital — publicado 06/12/2011 08h37, última modificação 06/06/2015 18h57
No entanto, em relação ao mesmo período do ano passado, houve crescimento de 2,1%. Crise financeira é a causadora da estagnação

A crise financeira mundial ditou o ritmo do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do País no terceiro trimestre. Ou melhor, a falta dele: neste período, o PIB nacional ficou estável em comparação ao trimeste anterior, com 1,05 trilhão de reais movimentados. A informação foi divulgada nesta terça-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estagnação já era esperada por .

No entanto, em relação ao mesmo período do ano passado, houve crescimento de 2,1%. A expansão acumulada no ano chega a 3,2%. Já no acumulado de 12 meses, o PIB cresceu 3,7%.

Na comparação do terceiro com o segundo trimestre, o único setor que apresentou crescimento foi a agropecuária, 3,2%. A indústria teve queda de 0,9% e os serviços, de 0,3%. Sob a ótica da demanda, houve reduções no consumo do governo (-0,7%), no consumo da família (-0,1%) e nos investimentos (-0,2%).

*Com informações da Agência Brasil

registrado em: