Você está aqui: Página Inicial / Economia / Mantega diz que resultado do IPCA mostra inflação sob controle

Economia

IBGE

Mantega diz que resultado do IPCA mostra inflação sob controle

por Agência Brasil publicado 09/10/2013 11h47
Em doze meses, a inflação acumulada é 5,86%, dentro da meta do governo

Daniel Lima


Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ter ficado satisfeito com o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado nesta quara-feira 9 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ele, o resultado mostra que a inflação está sob controle.

O IPCA fechou o mês de setembro em 0,35%. Em setembro do ano passado, o índice chegou a 0,57%. O resultado de setembro de 2013 contribui para o acúmulo de 3,79% nos nove primeiros meses do ano. Em doze meses, a inflação acumulada é 5,86%, dentro da meta do governoO acumulado nos doze meses encerrados em setembro ficou abaixo do período encerrado em agosto, quando foi somado um IPCA de 6,09%. “Fiquei satisfeito com o ajuste de 0,35%. É menor do que o IPCA de setembro do ano passado e do retrasado. Significa que a inflação está sob controle”, acrescentou.

Mantega ressaltou que, mesmo com o resultado, o governo tem que combater a elevação dos índices de preço, pois ainda existem  problemas sazonais típicos do período, ligados à safra e ao clima. “É claro que ela tem uma sazonalidade e no fim do ano sobe um pouco, porque tem entressafra, regime de chuvas. Mas vamos ficar dentro da normalidade. Isso não significa que vamos descuidar". Para ele, o governo tem que ficar alerta para impedir que a inflação volte a subir e atrapalhar o consumidor.

registrado em: